[Dica] 8 usos para seu smartphone antigo

A linha Razr "D" está se tornando popular, rapidamente. Os celulares desta linha são liquidados nas lojas tanto virtuais, quanto físicas, numa velocidade impressionante. Se antes de adquiri-lo, você era um usuário de um smartphone android qualquer e se ele ainda estiver em bom estado, essas dicas são para você. Confira 8 dicas que podem te ajudar com o que fazer para que ele vire uma utilidade e não um simples objeto guardado no fundo da gaveta.

1) Use-o como telefone de emergência: mesmo um celular pré-pago sem créditos deve ser capaz de fazer ligações para um número de emergência, como 190. Deixe o aparelho no porta-luvas do carro como um "backup" caso necessário. Só não se esqueça de manter a bateria sempre carregada, e deixar o carregador veicular por perto.

2) Use-o como um telefone Wi-Fi: o fato de estar sem o chip de uma operadora não significa que seu smartphone não possa realizar mais ligações telefônicas. Se ele tem interface Wi-Fi é possível deixar a operadora “de lado” e usar um serviço de VoIP como Skype, Truphone ou Fring. E o melhor, a maioria desses serviços possuem preços por minuto bastante atraentes, especialmente para ligações interestaduais e internacionais.


Fring é uma das opções para realizar ligações via Wi-Fi

3) Ele ainda é um bom tocador de MP3: até mesmo smartphones da “idade da pedra” como o Palm Treo podem fazer dupla jornada como um tocador de MP3. Mas pra quê, se você já tem um iPod? Simples: você não vai se importar se seu smartphone levar uma ou outra batidinha ou sofrer um arranhão, o que o torna o companheiro musical perfeito para andar de bicicleta, escalar montanhas, fugir de touros e outras atividades perigosas demais para arriscar a saúde e o bem estar do seu tocador principal. Não pretende virar um aventureiro nos próximos anos? Tudo bem, dê-o para seu filho ou sobrinho pequeno – depois de enchê-lo com boas músicas, obviamente.

4) Quem precisa de um GameBoy? Mesmo que o departamento de TI não queira que você coloque “Angry Birds” no iPhone da empresa, isso não significa que você não possa se divertir enquanto anda por aí. É possível encontrar jogos para todos os smartphones, incluindo os modelos mais antigos com telas de resolução menor e processadores menos potentes. Paciência, Xadrez, Sudoku, Bejeweled, Pac-man – todos os clássicos provavelmente estão disponíveis de uma forma ou outra na internet. Um smartphone antigo pode ser o console portátil perfeito para acalmar as crianças numa viagem de carro.

5) Você sempre quis um e-reader: por que gastar dinheiro em um Kindle ou Alfa quando seu smartphone traz os mesmos recursos? Tudo de que você precisa é um aplicativo para ler livros eletrônicos. A própria Amazon oferece apps para sistemas como iOS, Android, BlackBerry OS e Windows Phone 7. E há outras opções como o Mobipocket Reader para Windows Mobile, Palm OS e Symbian. Claro, a tela de um telefone é menor que a do Kindle, mas ela é iluminada – um bom recurso se quiser ler na cama. Com isso, você não precisará se preocupar com a bateria de seu telefone enquanto saboreia alguns clássicos da literatura, muitos deles disponíveis gratuitamente em sites como o do Projeto Gutenberg.

6) Espaço em disco não faz mal: Falando em economizar dinheiro, por que comprar um pendrive quando seu smartphone provavelmente oferece o mesmo recurso? A maioria dos modelos tem ao menos alguns gigabytes de memória interna, e podem ser usados como "HD externo" quando plugados ao PC via USB (donos de iPhones precisarão de programas de terceiros para isso, como o iPhone Explorer). Use seu velho smartphone para transportar arquivos grandes, fazer backup de documentos importantes e coisas desse tipo.

Use ou venda: não deixe seu smartphone antigo pegando poeira

7) Lembra do Pocket PC? Um processador relativamente poderoso vive dentro daquele smartphone antigo, então por que não aproveitá-lo, nem que seja para as tarefas cotidianas mais básicas? Coloque o aparelho para trabalhar como calculadora cinetífica, conversor de unidades e moedas, despertador, relógio mundial, gerenciador de tarefas ou um bloco de notas digital. E com acesso à Internet via Wi-Fi ele também pode ser utilizado para pesquisas rápidas no Google e outras atividades na web. Dê uma olhada em sites como Handango para ver alguns softwares que podem rodar em aparelhos mais antigos.

8) Não gostou de nenhuma dessas opções? Recicle ou venda seu smartphone antigo. Afinal de contas, é uma vergonha guardar um gadget bacana que poderia ter bom uso nas mãos de uma pessoa menos interessada nas últimas novidades do mercado. E uma dica: você pode conseguir mais dinheiro ao vender se o aparelho estiver em bom estado, acompanhado da caixa e todos os acessórios originais.



Fonte: GSMfans

[Dica] 8 usos para seu smartphone antigo
por Geovanne Vercautter
Classificação: 5
A linha Razr "D" está se tornando popular, rapidamente. Os celulares desta linha são liquidados nas lojas tanto virtuais, quanto...