[Notícias] Resumo em vídeo da Google I/O 2013

Como todos sabem, hoje (15/05) aconteceu o primeiro dia da Google I/O 2013. Se você não pôde assistir a conferencia pode conferir um resumo em vídeo publicado pelo site Tecmundo, com as principais novidades anunciadas. A conferência que terminará na Sexta-Feira (17/05), aconteceu em São Francisco, neste primeiro dia de conferência foi focado, principalmente, mas não totalmente em desenvolvedores. A Google, inicialmente, anunciou a marca de 900 milhões de ativações do Android em 2013.

CONFIRA O VÍDEO:

Veja em texto, tudo que foi dito no vídeo:

Google Maps
Fused Location Provider é um recurso que além de facilitar a localização de lugares, usa menos recursos, fazendo com que o usuário economize bateria. O Geofencing são espécies de cercas virtuais, fazendo com  que o seu aparelho saiba quando você entra ou sai de um lugar, enquanto o Activity Recognition, utilizado o acelerômetro, é capaz de perceber quando o usuário está andando, dirigindo ou pedalando. 

Google Cloud Messaging
Além de suportar conexões persistentes (muitas mensagens para vários aparelhos), possui sincronização de notificações, unificando-as em todos os seus dispositivos. 

Google Play game services
É uma nova funcionalidade para jogos, que permite a sincronização na nuvem de placares de liderança, conquistas e saves, sincronizando entre seus dispositivos. Assim, você pode jogar uma fase de um game no seu smartphone, e continuar no tablet de maneira bem simples. Além disso, é possível jogar online com seus amigos.

Android Studio
É uma forma mais simples de desenvolver aplicativos para Android, com previews em tempo real no código. Além da possibilidade de visualizar o layout do seu aplicativo, em vários tamanhos de tela e linguagens diferentes, simultaneamente. Essa é, com certeza, uma iniciativa da Google, para que mais aplicativos sejam desenvolvidos para sua plataforma. 

A Play Store teve algumas remodelações em seu layout. Foram adicionados filtros de aplicativos para tablets e categorias. Agora, ele também mostra aplicativos educacionais divididos por séries. 

Play Music All Access
O novo serviço, permite que você navegue por artistas, gêneros, rádios e criar a sua própria biblioteca. Ele ainda faz sugestões para você conhecer novos artistas, com o custo de US$ 10 por mês, nos Estados Unidos. 

Google Chrome
A Google está tentando tornar o funcionamento do navegador igual para todos os dispositivos que rodam ele, seja um smartphone ou um desktop. 
Além disso o Google salva a suas informações de compra, evitando assim, que você precise ficar preenchendo várias vezes. 

Google+
A rede social da Google trás 41 novas funcionalidades, que foram implementadas nesta tarde, e você já pode visualizá-las. A tela inicial, agora mostra várias colunas com as atualizações de quem você assinou de forma mais organizada. Há também uma analise do conteúdo de textos e imagens, que define uma hashtag para ele e mostra mais posts que estejam relacionados com o assunto. Agora a Google lançou o hangout para Android e iOS, ele permite conversar por textos, compartilhar imagens e fazer vídeo-conferências. 
Também foi aumentada a capacidade na nuvem para 15 GB, para armazenamento de imagens em alta resolução. 

Seleção automática de melhores fotos e botão de correção automática
O Google ainda é capaz de selecionar as melhores imagens de usa coleção online, como foi dado um exemplo bem sucedido na conferência; de mais de 600 fotos, foram selecionadas as 30 melhores imagens. Os principais aspectos observados são: a qualidade, foco, paisagens bonitas, pessoas sorrindo e ainda pode reconhece pessoas da sua família. 
Com um botão automático o serviço analisa a exposição, pele e ruídos e faz todos os ajustes sozinho. Ele ainda reconhece fotos que foram tiradas em sequência para criar uma pequena animação.

Buscas do Google
A ideia é antecipar e personalizar os resultados. É possível perguntar sobre os planos de uma viagem ou as fotos dela, por exemplo, tudo isso diretamente do Google por comandos de voz ou texto. Os comandos de voz estarão disponíveis diretamente no Chrome em todos os dispositivos, basta dizer "Ok, Google" e fazer uma pergunta; sejam fotos de um local, ou como chegar até ele, por exemplo.

O Google Maps é o último assunto tratado no evento. As busca de locais de interesse no aplicativo mobile está muito mais fácil e criteriosa, ao buscar por um tipo de restaurante, por exemplo, aparecem vários lugares, além de opiniões, críticas, ofertas e cupons de desconto integrados. Em navegações "curva a curva" existem avisos em tempo real sobre caminhos obstruídos e alterações automáticas de rota. 
Uma nova opção de exploração permite visualizar o que dar para fazer em um determinado local, seja para comer ou passear. Tudo estará disponível no inverno brasileiro. 
Em desktops, o Maps teve sua interface completamente remodelada, usando o WebGL tornou se muito suave a navegação. A busca por pontos de interesse tornou-se muito mais dinâmica e prática, com mapas que se alteram de acordo com o local que você clica. Agora há vistas aéreas em três dimensões com tours em locais turísticos que usam como base as fotos tiradas e enviadas por usuários. A experiência agora é completa e no mínimo de acordo com o que já era possível no Google Earth. É possível ver nuvens em tempo real e afastar a visão até conseguir ver o sol e como ele ilumina o planeta no momento. 

O evento conclui com Larry Page falando da importância das inovações tecnológicas que estão sendo realizadas nos dias de hoje, e que influenciam positivamente na vida das pessoas. Além de uma seção de perguntas e respostas. Podemos dizer que as principais novidades da conferência estão relacionadas ao Google Maps e se você esperava uma nova versão do Android, não se desanime, ainda temos 2 dias de conferência :D

Deixe um comentário sobre a postagem, sua participação é muito importante para nós!!!

Participe do nosso grupo no Facebook e fique sempre atualizado (Clique Aqui).