[Tutorial] Entendendo CSC, PCODE e logística dos updates do Galaxy S3

O objetivo deste post é tentar esclarecer um pouco o que é o CSC, os PCODEs, a logística de distribuição das atualizações oficiais da Samsung e possíveis erros do Kies após alteração manual de ROM (decorrentes da diferença entre CSC/PCODE). Existe uma confusão entre os termos empregados e muita gente fica perdida nesse processo de atualização oficial, então leiam o post até o final.

CSC

O CSC (Consumer Software Customization) é um código designado pela Samsung que contém informação relativa à operadora de telefonia e respectivas configurações regionais.

Estruturalmente, o CSC é nada mais do que um arquivo ZIP (sec_csc.zip, contido no arquivo cache.img) que se aloja na sua partição quando é instalada uma ROM.

O CSC pode ser obtido rapidamente digitando no dialpad *#1234# (será a última linha listada). O CSC é alterado em praticamente qualquer troca de ROM significativa. Ao baixar uma nova ROM oficial do SamMobile, por exemplo, ele mostrará o CSC ao lado do PDA (no resultado da pesquisa, conforme ilustrado duas figuras abaixo).

De maneira prática e objetiva, o CSC pouco interfere no uso do dia-a-dia do seu GS3.

PCODE

O PCODE (product/party code ou ainda sales code) é o código que designa a localidade do celular em termos globais para efeito de atualização. Você pode obter o PCODE entrando no Kies e vendo a informação que ele aponta entre parênteses logo após o CSC.

Imagem

Outras opções para identificá-lo são digitar *#272*IMEI# no dialpad (cancele logo após checar a informação) ou utilizar o SGS CSC Selector (só abra o app – não clique em Install!).

Este código pode ser facilmente mudado através do código digitado no dialpad mostrado acima ou através do próprio SGS CSC Selector, mas invariavelmente irá realizar um factory reset no processo.

Muitas pessoas perguntam qual é o melhor PCODE... na verdade isso só vai definir a sua posição no cronograma de atualização da Samsung - que varia bastante a cada update. Então é complicado afirmar categoricamente que um PCODE ou outro é mais ágil, mas uma boa escolha (consistente) tem sido o código BTU (UKunbranded), que usualmente faz atualizações frequentes e serve como referência. O Brasil, por outro lado, é conhecido pela lentidão nas atualizações de ROM - infelizmente.

Existem quase 200 PCODEs. Eles podem representar um país, região ou muitas vezes somente uma única operadora de uma localidade. O Brasil, por exemplo, tem 4 PCODEs (ZTO, ZTA, ZTM, ZVV).

Essa correlação entre LOCALIDADE x PCODEs pode ser encontrada no site do SamMobile... faça uma pesquisa pelo seu modelo de celular (conforme screenshot abaixo) e abaixe a barra de rolagem até encontrar o seu.

Imagem


Distribuição de atualizações oficiais da Samsung

O cronograma da Samsung envolve distribuição em lotes e a primeira ramificação nesta estrutura da distribuição se dá pela divisão em PCODEs. O primeiro PCODE a receber a Jelly Bean, por exemplo, foi o XEO (Poland unbranded). Você estará apto a receber uma atualização quando o seu PCODE recebê-la… a partir deste ponto é só uma questão de tempo/lote para que o seu smartphone seja atualizado.


Erro no Kies “O seu dispositivo não suporta atualizações de software através do Kies”

Se você realizar uma troca manual de ROM (via Odin) o seu PCODE não será alterado, mas o seu CSC sim. Quando o CSC não bate com o PCODE o Kies informará que seu dispositivo não poderá ser atualizado pelo próprio Kies. Para resolver este "problema" você poderá:

1) Esquecer o bendito Kies e atualizar pelo Odin sempre que quiser (melhor opção na minha opinião)


2) Mudar o PCODE para onde você quiser continuar atualizando (igualando a localidade do CSC e PCODE) conforme mostrado no parágrafo sobre o PCODE – obrigatoriamente fará um reset de fábrica


3) Instalar de volta uma ROM com o CSC inicial.

O que isso mudou na sua vida? Acho que nada, mas conhecimento nunca é demais, e isso é uma coisa que vale a pena saber ou simplesmente entender.

[Tutorial] Entendendo CSC, PCODE e logística dos updates do Galaxy S3
por Jheyson Érick
Classificação: 5
O objetivo deste post é tentar esclarecer um pouco o que é o CSC, os PCODEs, a logística de distribuição das atualizações oficiais da Samsu...