[Tutorial] Troca de firmware do Samsung Galaxy Note II




Uma das principais e mais alardeadas vantagens do Android é a sua tal liberdade, que permite personalização e customização nos mais diversos níveis, desde a escolha do melhor teclado até de versões totalmente modificadas do sistema. Mas além das chamadas ROMs, que são versões customizadas do sistema, existe também a possibilidade da troca de versões da firmware oficial mesmo. Muitos usuários gostam de fazer isso para atualizar o sistema com uma versão mais atual que ainda não saiu no Brasil, ou que ainda não está disponível para sua operadora, para instalar uma versão retail, livre das operadoras, ou para encontrar uma versão mais estável. 

Nos aparelhos da Samsung isso é bem fácil de se fazer, utilizando de um famoso software disponível para Windows chamado Odin. Tal procedimento é muito parecido entre a maioria dos aparelhos da fabricante, mas neste texto mostraremos especificamente como realizar no Samsung Galaxy Note II.



[ Atenção ]


O procedimento é muito simples, mas como qualquer procedimento que envolva alterações no sistema, possui riscos, sendo o principal a perda da garantia. Embora não seja comum, esse processo pode incrementar o contador de instalações de firmwares não oficiais da Samsung, então, faça por sua conta e risco, pois não podemos nos responsabilizar por qualquer tipo de falha e problema que venha ocorrer. 
As instruções são para uso no Samsung Galaxy Note II. Apesar das semelhanças, não tentem realizar o procedimento abaixo em outros aparelhos, pois podem haver diferenças, mesmo que pequenas, ainda que apenas na versão do Odin utilizada. 
Leia atentamente cada instrução, e só faça qualquer coisa quando tiver certeza que entendeu. Se tiver dúvida, use o espaço para comentários e pergunte.



[ Requisitos ]

- Samsung Galaxy Note II
- Computador ou notebook com Windows
- Drivers USB instalado no computador. Você pode conseguir isso através da instalação do Samsung Kies.
- Depuração USB ativada no aparelho, conforme imagem abaixo. 




- Desabilite antivírus, firewall e qualquer outro software de segurança. Desative também o Samsung Kies e outros softwares que acessem o tablet, pois tais softwares podem interferir nos procedimentos descritos aqui. 
- Download do Odin: Odin3 v3.04.zip
- Download da versão da firmware a ser instalada, que pode ser encontrada no seguinte site: http://www.sammobile.com/firmwares/.
Basta fazer uma pesquisa pelo modelo do aparelho, no caso N7100, e encontrar a versão desejada entre as opções. No meu caso escolhi a versão Germany de março de 2013.





- Faça backup de todos os seus dados pessoais (contatos, SMS, fotos, músicas, etc). O procedimento de troca de firmware em si não apaga os dados, mas para evitar conflitos entre as versões, o ideal é realizar um full wipe, conforme será ensinado no final, sendo que o full wipe consiste na limpeza geral do sistema, apagando todos os dados e aplicativos do aparelho.



[ Trocando a firmware ]


1. O arquivo da firmware baixado provavelmente estará compactado. Será algo do tipo: N7100XXDMC3_N7100DBTDMB1_DBT.zip, sendo que esse é o arquivo referente ä firmware Germany. 
2. Descompacte o arquivo acima. O resultado será uma pasta com um arquivo com final TAR.MD5. 
3. Execute o arquivo odin3 v1.85.exe 
4. No Odin, clique em PDA e selecione o arquivo da firmware escolhida, o de final TAR.MD5.



Importante: Não altere nenhuma outra opção do Odin, apenas selecione o arquivo acima no PDA e MAIS NADA!


5. Desligue o Galaxy Note II.
6. Ligue o Galaxy Note II em Download Mode.
Com o aparelho desligado, aperte e segure os botões Power, Home e Abaixar Volume ao mesmo tempo, até que na tela apareça um “Aviso!”, como na imagem abaixo:


7. Pressione o botão Aumentar Volume para acessar o Download Mode.


8. Usando o cabo USB, conecte o aparelho ao computador.
9. Se estiver tudo certo com os drivers, a mensagem “Added!” vai aparecer no Odin.
Caso a mensagem não apareça, significa que há algum problema com os drivers. Tente reinstalar os drivers e repita os passos todos os passos desde o começo.
10. Clique em Start no Odin, para começar a instalação da nova firmware. O Galaxy Note II irá reiniciar automaticamente e a mensagem "PASS!" aparecerá no Odin, indicando que o processo está concluindo.

[ Full Wipe ]

Como eu disse na seção Requisitos, embora o processo acima não apague os dados do sistema, é recomendado realizar uma limpeza, chamada de full wipe, que nada mais é que restaurar o sistema aos padrões originais de fábrica, excluindo todos os arquivos, aplicativos e dados. Segue o processo a ser realizado neste caso:
1. Desligue o aparelho.
2. Ligue o aparelho em modo Recovery.
Com o aparelho desligado, aperte e segure os botões Power, Home e Aumentar Volume ao mesmo tempo. Quando a tela ligar, solte o botão Power, mas mantenha o botão Aumentar Volume e Home pressionados por alguns segundos, e então solte o botão Home. Deverá aparecer a tela da Android system recovery.



É possível navegar na Recovery utilizando os botões Volume para navegar entre as opções e Power para selecionar uma opção.
3. Selecione a opção Wipe data/factory reset e confirme a opção
4. Depois faça o mesmo com a opção Wipe cache partition
5. Por fim, selecione a opção Reboot system now.

O Galaxy Note II irá reiniciar com a nova firmware limpa.