Como instalar a CyanogenMod 10.1 no Galaxy Tab 2 7.0

Olá pessoal, tudo bem? Venho trazer a vocês um tutorial para instalar a ROM customizada Cyanogen Mod 10.1 no Galaxy Tab 2 7.0(P3110/P3100). O procedimento é bem simples, mas deve ser feito com cautela. Para realizar este procedimento é necessário ter root no aparelho, lembrando que alterando a ROM perde-se a garantia. Vamos começar?


Pré-Requisitos:

  • Baixe os arquivos necessários que serão disponibilizados em cada passo e no final do post;
  • Esteja com pelo menos 80% de carga e tenha em mão um cartão de memória.

Instalação do ClockworkMod(CWM)

OBS.: A partir daqui o processo é feito todo no Tablet.
Para instalar ROM's customizadas é necessário também instalar um modo recovery customizado. Existem dois modos de instalação do CWM: pelo Odin e pelo ROM Manager. Irei ensiná-los a instalar pelo ROM manager, foi o método que usei e achei mais fácil. Primeiro baixe aqui o ROM manager. Após instalá-lo abra e selecione Recovery Setup:

Em seguida deverá aparecer a tela abaixo, você deverá selecionar ClockworMod Recovery, mas a opção marcada pela seta abaixo de Install or Update Recovery: 

 Agora você deverá selecionar a opção de acordo com o seu modelo(P-3110 ou P-3100). Certifique-se de selecionar a opção correta.

 Agora selecione aplicar recuperação ClockworkMod.

 Deverá aparecer algo parecido com a figura abaixo, espere a instalação finalizar.

 

Instalação da ROM

Entrando no modo recovery e instalando a CM: Agora vamos para a parte mais "crítica". Siga todos os passos e não tenha medo, eu já os fiz várias vezes e não aconteceu nada.
Primeiro você deve entrar no modo recovery; para fazer isso existem duas maneiras: pressionar o botão de desligar e vol + ao mesmo tempo por um tempo até o tablet reiniciar ou entrar no ROM manager e selecionar a opção Reiniciar para a recuperação.

Já no modo Recovery você verá uma tela parecida com a da figura abaixo, mas provavelmente as letras serão menores, assim como as do recovery original; o meu é diferente porque instalei o CWM touch, mas isso não muda em nada, o importante é que no recovery tenha escrito ClockworkMod Recovery embaixo. Para navegar entre as opções utilize Vol + para subir, Vol - para descer e o botão de ligar/desligar para selecionar. Selecione install zip from sdcard.

Agora selecione choose zip from external sdcard(vai selecionar os arquivos do seu cartão SD). 

 Selecione agora a ROM, o nome pode variar de acordo com o aparelho. Note que está em zip, portanto se você não prestou atenção no aviso dado no item 2 volte, reinicie e passe o arquivo zipado para o cartão. 

Agora selecione Yes-Install (nome que está a ROM).

Aparecerá uma tela semelhante a da figura abaixo; agora aguarde até finalizar a instalação. 

Instalação do GAPPS e restauração de fábrica

 Após terminada a instalação da CM selecione de novo choose zip from external card pois agora você deverá instalar o gapps(pacote de aplicativos da Google, incluindo a Play Store).

 Procure pelo arquivo gapps, o nome pode não ser igual ao da figura, notando mais uma vez que este também está em zip.


Selecione Yes-Install(nome do aplicativo do gapps). 

Deverá aparecer uma tela mais ou menos assim: 


Após o término deverá voltar na tela da figura abaixo, selecione go back para voltar à tela inicial do recovery.

Agora é a parte fácil, se tudo deu certo até aqui tranquilo. Você deverá fazer um wipe completo no aparelho, para isso selecione wipe data/factory reset, espere o processo terminar e, em seguida, selecione wipe cache partition. É muito importante fazer isso, caso contrário o aparelho pode entrar em looping infinito.

Erros conhecidos

Duas coisas me assustaram, e muito, quando instalei pela primeira vez. A primeira delas, que não consegui tirar foto pois aparece muito rápido, é uma tela estranha, toda colorida após aparecer Galaxy Tab 2 7.0, se assemelha a uma TV velha, ou algo assim, mas acontece rápido. A segunda é o logo da CM que aparece desproporcional a tela, mas depois volta ao normal, isso eu consegui capturar, vejam a foto abaixo:



Conclusão e avisos finais

Bem, alguns já devem saber, mas para quem não sabe o aparelho foi completamente restaurado, portanto você terá que instalar todos os aplicativos novamente. O sistema irá demorar um pouco mais para iniciar da primeira vez também, mas isso é só na primeira e é completamente normal. Pesquisando pelo XDA vi um usuário alertando para não restaurar backups de aplicativos vindos de outras ROM's pelo Titanium Backup, claro que não testei para ver o que acontece e não aconselho fazê-lo. Para finalizar é bem provável que em algum momento na inicialização apareça a seguinte tela:

Isso é normal e provavelmente a sua terá menos aplicativos que a minha, já que o tablet estará resetado. 




 É isso, agradeço aos que leram e espero tê-los ajudado. Até a próxima!


Downloads necessários

Baixe a ROM de acordo com o seu aparelho:
 Baixe também o gappsNÃO extraia os arquivos, coloque-os do jeito que baixar no cartão de memória. Eu aconselho colocar os arquivos direto no cartão, fora de pastas, para facilitar.  



Como instalar a CyanogenMod 10.1 no Galaxy Tab 2 7.0
por Guilherme Ferreira
Classificação: 5
Olá pessoal, tudo bem? Venho trazer a vocês um tutorial para instalar a ROM customizada Cyanogen Mod...