Android 5.1: Novidades

Android 5.1 é lançado: Veja tudo o que mudou

Coincidência ou não, a Google revelou oficialmente a mais nova versão do seu sistema operacional móvel no mesmo dia do evento da Apple. O Android 5.1 ainda é chamado de Lollipop, conta somente com mudanças não muito radicais e realiza diversas alterações nos bastidores de tablets e smartphones.

Algumas das novidades especuladas ou vazadas anteriormente foram confirmadas. Agora, há a possibilidade de entrar em redes WiFi ou controlar dispositivos pareados com Bluetooth direto da Barra de Notificações, sem a necessidade de entrar na aba de configurações do aparelho para isso.

Inúmeras alterações internas, correções de bugs e melhorias de desempenhos também foram realizadas.

Mudanças em telefones

Agora, o Android 5.1 oferece chamadas de voz em alta definição. Isso permite ligações telefônicas "claras como cristal" — só que elas precisam ser feitas entre aparelhos compatíveis com esse recurso e com o sistema operacional. Por enquanto, só as operadoras T-Mobile e Verizon foram confirmadas com a função e nem todos os dispositivos oferecerão essa possibilidade.


Outra novidade é o suporte a múltiplos chips SIM no mesmo aparelho para fazer ligações por mais de uma operadora. "Ué, mas isso não era possível antes nos dual chip?". Sim, mas quem cuidava dessa função eram as próprias fabricantes que lançavam os aparelhos. Com a Google agora mirando mais os mercados emergentes, especialmente com o Android One, isso já virá incluso no próprio Android, evitando o esforço das parceiras.

Segurança garantida

O recurso "Device Protection" trava dispositivos perdidos ou roubados, impedindo que alguém utilize o aparelho novamente até que a sua conta Google registrada seja acessada novamente pelo tablet ou smartphone em questão. O sistema é bem parecido com o encontrados em iPhones.


Não adianta nem resetar o aparelho para as configurações de fábica. O único porém é que essa função só deve ser disponibilizada somente nos modelos Nexus 6, Nexus 9 e em futuros produtos lançados já diretamente com o Android 5.1.

Disponibilidade

Você já pode baixar a versão Android 5.1 para alguns dispositivos (Nexus 5,Nexus 7 WiFI de 2012 e Nexus 10) pelas "Factory Images" da Google. A atualização deve começar nos dispositivos da família Nexus e, posteriormente, chegar em outros aparelhos. Aqueles com vínculo direto com operadoras não citadas pela empresa devem ser os últimos a receberem a atualização.
Fontes: Tecmundo

Android 5.1: Novidades
por Geovanne Vercautter
Classificação: 5
Android 5.1 é lançado: Veja tudo o que mudou Coincidência ou não, a Google revelou oficialmente a mais nova versão do seu sistema operac...