Google Chrome agora pode rodar apps Android

As vésperas do feriado da Páscoa, o Google anunciou uma ferramenta que possibilitará qualquer usuário rodar aplicativos Android no navegador Chrome do computador. O nome da plataforma é ARC Welder e a mesma é compatível com a versão 4.4 KitKat, não sendo inicialmente suportada pelo Android 5.0 Lollipop.


Com a novidade o Google deve estimular programadores a desenvolver suas aplicações para o sistema operacional já incluindo o Chrome App Packager nas plataformas Windows, Mac, Linux e Chrome OS. Para isso, a ferramenta também oferecerá suporte ao Google Play Services, que permite a inclusão de uma série de recursos para otimizar o desenvolvimento dos aplicativos.


Para utilizar o programa o usuário deve primeiramente fazer sua instalação, direcionando-o para o zip ou APK onde o app Android que será convertido está salvo. Será necessário possuir uma versão do Chrome igual ou mais recente que a 41. Também será preciso determinar o padrão de execução do aplicativo no desktop, tendo a disposição os modos retrato, paisagem, telefone ou tablet.

Cabe uma ressalva aqui. Por ser um software novo, o ARC Welder não emula perfeitamente um aparelho Android, podendo apresentar problemas e incompatibilidade ao rodar aplicativos ou games que lancem mão de outros recursos, como o GPS por exemplo.

A expectativa é que o Google aperfeiçoe o ARC Welder para que, num futuro próximo, possa executar qualquer tipo de app sem prejuízo por conta das complicações apontadas anteriormente.
Fonte: BlogdoAndroid