Como melhorar o desempenho do Android

Seu Android é lento? Demora séculos pra abrir o WhatsApp ou o Facebook? Não aguenta rodar um joguinho? No nosso tutorial de hoje, ensinaremos como melhorar o desempenho do seu Android, deixando-o assim, muito mais rápido. Tutorial indicado para aparelhos de entrada, ou intermediários.



Descrição:

Nem todos os aparelhos Android tem processadores super potentes, com isso o desempenho não fica lá dos melhores, ainda mais se o sistema não estiver otimizado. As dicas que vou citar aqui não vão fazer nenhum milagre, mas sim, fazer uma real ajuda no desempenho do seu dispositivo Android. Vale lembrar que este tutorial, em algumas etapas, exige permissões de super usuário, o tão famoso root. Lembrando que os links de downloads estão no final do post. 


Requisitos - Como melhorar o desempenho do Android sem root:

  • Tenha root;
  • Baixe e instale o Greenify;
  • Baixe e instale o Swapper.


Tutorial - Como melhorar o desempenho do Android sem root:

Dica #1: A primeira coisa para se fazer é formatar o seu dispositivo, isto é, restaura-lo para suas configurações de fabrica, pois é a melhor e mais rápida maneira de apagar o todo lixo que os aplicativos colocam dentro do seu dispositivo, uma vez tomada essa decisão, deve-se lembrar de efetuar um backup dos seus arquivos importantes.

Para formatar o seu dispositivo vá em Configurações > Backup e redefinir > Configuração Original.
Caso tenha senha na tela de bloqueio ela será solicitada, o aparelho reinicia, em media duas vezes, demora mais que o normal para religar e, para evitar problemas, tenha cerca de 70% de bateria.


Dica #2: A próxima dica é você desativar os aplicativos que vem de fabrica, pois a maioria são copias mal feitas e de menor qualidade dos apps originais. Caso você não saiba desativar os aplicativos, vá em configurações > aplicativos e escolha o aplicativo e clique em desativar, faça isso somente nos aplicativos que você não usa,  isso é recomendado pois mesmo que você não use os aplicativos ficam sendo ‘pré-carregados’ na memória RAM.


Dica #3: Baixe aplicativos que limpe a memória RAM. Em tutoriais de outros sites e canais eles recomendariam que você use o CCleaner, Cleaner Master,  PSafe e outros do tipo, mesmo que esses aplicativos sejam, cof cof, bons, existe um que supera todos. Ele é o Grennify, pois ele realmente hiberna os aplicativos que estão em segundo plano, o único ponto negativo (para alguns) é que ele só funciona se o aparelho estiver com root. Você instala o aplicativo, abre a interface e escolhe qual app deseja hibernar, lembrando que os apps que tenha sincronização e tenham que exibir notificações como o WhatsApp e Telegram não é aconselhável hibernar, pois não vão mais exibir notificações, ou seja, suas mensagens não irão chegar.


Dica #4: Infelizmente o Android consome muita RAM, e com o tempo os aplicativos vão necessitando ainda mais memória RAM, e com isso é aconselhável que você aumente essa memória RAM, através do aplicativo Swapper. Após instalado abra a interface do aplicativo, selecione Active Swap on Boot, após isso escolha onde o arquivo vai ser criado, clicando em 'choose swap directory', depois, escolha o tamanho do tanto que deseja aumentar sua memória RAM, só ressaltando que o seu dispositivo deve ter o espaço em memória interna do tanto que você colocou e que se for armazenar o arquivo no seu cartão sd, o arquivo deve ser menos que 10% do tamanho total do cartão, com isso toque em save, depois disso ele pede permissões root, logicamente permita o acesso, após uns segundos ele termina o processo.


Downloads necessários - Como melhorar o desempenho do android






Baixe o aplicativo do nosso site

Como melhorar o desempenho do Android
por Geovanne Vercautter
Classificação: 5
Seu Android é lento? Demora séculos pra abrir o WhatsApp ou o Facebook ? Não aguenta rodar um joguinho? No nosso tutorial de hoje, ensinar...