Redstone a fundo #1: Pó, repetidor e comparador (Minecraft)

Minecraft é uma sensação, o mesmo tomou de conta da cabeça das pessoas, mas não são todos que realmente dominam o assunto, principalmente se for basear no quesito de circuitos de redstone, por isso uponedroid tem o prazer de apresentar uma serie de tutoriais, dicas e demonstrações de como usar o tão falado pozinho vermelho dentro da física do jogo pixelado.

Dica #1-O pó de redstone  quando ativado energiza o bloco que ele foi colocado, sendo que o bloco que foi energizado vai ativar outro bloco, mas este 2º  não vai estar energizado, valendo  lembrar que o fio consegue estender a carga por 15 blocos.


Se você olhar a imagem acima, o fio estar energizando os blocos de lã azul diretamente, e a lã azul esta ativando a lâmpada de redstone, fazendo com que a mesma não esteja energizada. 
Parece que não tem importância, mas esse método de colocar os blocos interfere no comportamento das farms, por exemplo, se colocar a lâmpada de redstone no lugar da Lã azul, a lâmpada nova vai estar ativada e energizada, assim podendo agir com a mesma função da lã azul de transferir a energia para a uma lâmpada nova, mas deve lembrar que a passagem de energética do bloco só acontece uma vez, ou seja, do primeiro bloco, que esta sendo energizado diretamente, para o segundo bloco, como visto na imagem abaixo.


Dica #2-O repetidor tem como função principal de estender a carga por mais 15 blocos, mas também tem como função de retardar a ativação o a desativação da energia, sendo o tempo de retardo configurável, do primeiro estágio que retarda 0,1s ao quarto estágio que este por fim retarda 0,4 segundos.
Observando a imagem abaixo você percebe que estendi a carga de redstone por mais de 15 blocos, e usando o esquema de ativação indireta das lâmpadas, explicada acima, você percebe que por causa do limite ser de 15 blocos, as ultimas 4 lâmpadas não estão ativadas.




Colocando o repetidor ele vai estender a carga por mais 15 blocos, se você percebeu que a lâmpada correspondente a posição do repetidor não esta ativada, isso demonstra que o repetidor NÃO energiza o bloco abaixo dele, só passa a carga para frente. Como visto na imagem abaixo.


Dica #3-A que a carga pode ser invertida, por exemplo, quando apertamos um botão, seja ele qualquer, ele vai ativar o fio e desativá-lo, fazendo a inversão, quando apertarmos o botão ele vai desativar a carga e ativá-la. Para este feito vamos usar uma propriedade da tocha de redstone, uma vez que quando a mesma esta colocada em um bloco energizado ela vai fazer a inversão.


Dica #4-O comparador é talvez um dos blocos mais curiosos, e que tem mais funções interessantes, a mais conhecida é a que ele emite uma carga em relação a quantidades de blocos que esta sendo apontado, ou seja, quando o mesmo for colocado das costas (lado que tem dois pinos) para um bloco que acumule itens, tal como baú, funil, dropador e ejetor, ele vai emitir uma carga pela parte da frente (que tem um pino).



Para ser mais especifico o comparador vai emitir uma carga em relação à quantidade máxima de itens que o bloco que ele esta sendo encostado, ou seja, se colocarmos um baú simples no comparador, para acender o máximo da redstone, que é de 15 blocos, é preciso que o baú esteja completamente cheio, assim, os 27 slots precisam estar cheios para os 15 blocos de fio fiquem acesos. Fazendo uma matemática básica, é preciso de um Pack e 59 itens, ou 123 itens, para estender um bloco de distância, e assim segue a escala demonstrada na imagem.



NÃO tem necessidade dos itens estarem organizados desta maneira, apenas usei desta organização para ficar melhor compreendido.
Outra função do comparador, e que menos é conhecida, ou usada, é a que dá o nome para ele, e a de comparar duas cargas de redstone em relação a distancia que elas têm para entender melhor veja a imagem abaixo.
 Quando o comparador estiver apagado, o mesmo só vai enviar uma carga (a carga C) quando a carga B for mais distante que a carga A.


Quando o comparador estiver com a tocha dele ligada, o mesmo só vai enviar uma carga (a carga C, com intensidade) quando não existir carga B, ou se B=A. Também deve ser lembrado que quando B for maior que A o comparador vai dar a diferença na carga C, veja aqui em baixo na imagem, a carga B esta a 7 blocos de distancia, e a carga A esta de 2 blocos de distancia, sendo assim  7-2=5 (há miseravi), com isso o comparador vai estender a carga ate 5 blocos.



Gostou dos nossos artigos sobre Minecraft?  Clique aqui e veja mais artigos sobre Minecraft.





Baixe o aplicativo do nosso site

Redstone a fundo #1: Pó, repetidor e comparador (Minecraft)
por Manoel Neto
Classificação: 5
Minecraft é uma sensação, o mesmo tomou de conta da cabeça das pessoas, mas não são todos que realmente dominam o assunto, principalmente s...